Serviço Social - Servidores

O Serviço Social é muitas vezes associado às questões de pobreza, miserabilidade, contudo, o Serviço Social, conforme preconizado pela Constituição Federal de 1988, é para quem dele necessitar, ou seja, não precisa estar em condição de pobreza ou miséria para fazer uso do Serviço Social. Um exemplo bem simples é o próprio Sistema Único de Saúde - SUS, que atende à todos, ricos ou pobres sem cobrar pelo serviço e sem requerer qualquer atestado de situação econômica para o usuário ser atendido.
Os servidores públicos também fazem uso do Serviço Social, e comumente utilizam destes serviços.
Veja abaixo:

Alguns objetivos do Setor de Serviço Social - SSS:

- Atender a todos os servidores em todas as suas necessidades, reconhecendo-os antes de tudo, como humano em sua integralidade ( antropobiopsicossocial ), buscando a compreensão ampla e totalitária das questões que os envolvem. Nesta perspectiva, considerando a inerência do humano, além do atendimento individualizado, o Setor de Serviço Social - SSS busca agir proativamente, promovendo ações que buscam garantir os direitos/deveres de todos, enfatizando suas ações nas atividades de promoção de bem estar e desenvolvimento humano.


Atividades específicas:
  • Prevenção de problemáticas;
  • Monitoramento e controle de risco;
  • Análise de problemas no trabalho;
  • Treinamento;
  • Laudos e recomendações;
  • Avaliação de ambientes de trabalho;
  • Relatórios e pareceres sociais;
  • Apoio técnico ao departamento ou órgão alocado;
  • Apoio técnico aos órgãos governamentais e atendimento à demais entidades;
  • Pareceres técnicos em processos administrativos relacionados a área de atuação;
  • Informação preventiva;
  • Atividades de ensino;
  • Atividades de pesquisa;
  • Atividades de aprimoramento.


Principais demandas atendidas:

  • Questões relacionadas à saúde;
  • Licenças médicas prolongadas,
  • Absenteísmo (frequência nas faltas ao trabalho);
  • Doenças e acidentes do trabalho,
  • Aposentadorias;
  • Dúvidas sobre legislação;
  • Benefícios;
  • Solicitação de tratamentos suplementares;
  • Troca de setores (remoção, redistribuição);
  • Dependência química;
  • Transtornos afetivos diversos com interfaces nas relações sociais (depressão, estresse, transtorno bipolar, etc.);
  • Dificuldades de relacionamento interpessoal no trabalho;
  • Atendimento e suporte nos assuntos econômicos.

Projetos desenvolvidos pela SST:

  • Atenção social aos servidores: realizar atendimento individualizado aos servidores que procuram espontaneamente a divisão ou que venham com encaminhamento realizado por suas chefias ou outros profissionais/setores.
  • Campanhas educativas de sensibilização: realizar campanhas educativo-preventivas, em geral associadas ao calendário nacional de saúde, emitido pelo Ministério da Saúde. Com isso pretende-se sensibilizar os servidores para cuidados de saúde e atitudes solidárias.
  • Circuitos de Monitoramento da Saúde dos Servidores: avaliar a saúde física e mental dos servidores lotados nos órgãos partícipes da Unidade, com vistas a realizar uma escuta qualificada e orientá-los para hábitos saudáveis.
  • Equipe Multiprofissional de acompanhamento aos servidores com deficiência e em estágio probatório: avaliar a compatibilidade entre as atribuições do cargo e a deficiência do candidato no momento da posse e acompanhar o desempenho e as necessidades do servidor durante o estágio probatório em cumprimento ao Decreto nº 3.298/1999.
  • Servidores com Deficiência: desenvolver ações que contribuam para o estabelecimento de uma política inclusiva voltada aos servidores com deficiência.
  • Direito a Informação: socializando informações: desenvolver ações conjuntas com os servidores e órgãos partícipes numa perspectiva de socialização e discussão, com vistas na garantia dos direitos/deveres ligados a saúde do trabalhador.
  • Recadastramento dos servidores aposentados e pensionistas: realizar o recadastramento dos servidores aposentados e pensionistas.
  • Educação para a Aposentadoria: estimulando a participação: sensibilizar/encaminhar os servidores para participação em cursos de educação para a aposentadoria.
  • Equipe Multiprofissional em Saúde (Perícia): integrar a Equipe Multiprofissional em Saúde, que tem como função principal estudar e acompanhar a situação dos servidores da Unidade no intuito de subsidiar a perícia oficial nas questões relacionadas à saúde e/ou trabalho.
  • Plantão de atendimento aos servidores encaminhados pela Perícia Médica: atender os servidores encaminhados pela perícia médica, tanto para acompanhamento social quanto para a emissão de parecer técnico. Em geral são atendidas situações que envolvam afastamento por motivo de doença em pessoa da família, licenças médicas prolongadas para tratamento de saúde do próprio servidor, remoção por questão de saúde do servidor ou de familiar; aposentadoria por invalidez, assédio moral no trabalho; dentre outras.
  • Assessoria técnica a ações e projetos de promoção à saúde: prestar assessoria técnica para a realização de ações e projetos, conforme demanda dos órgãos que compõem a Unidade.


Como as demandas podem chegar ao Serviço Social:

  • Procura espontânea do servidor;
  • Procura espontânea da família do servidor;
  • Encaminhamento da chefia ou dos pares;
  • Encaminhamento de outros profissionais da equipe;
  • Encaminhamento de outros departamentos/setores e dos demais órgãos partícipes da Unidade;


Para ser atendido ou acessar participação nos projetos o servidor/setor pode:

  • Entrar em contato por e-mail ou telefone (preferencialmente, pois poderá agendar horário de atendimento);
  • Encaminhar documento descrevendo a sua solicitação;
  • Comparecer pessoalmente.